APAC logo

Casa de Praia em Maresias

O projeto Maresias tem como ponto de partida quatro elementos que geram uma relação de causa e efeito entre si. Todos os quatro elementos estão intrinsecamente ligados para a solução do projeto de forma harmônica como aqui será proposto.

Dentre os elementos temos a acessibilidade universal, a unificação dos conjuntos arquitetônicos, a resistência à maresia e enchentes e o contexto de renovação dos conjuntos existente.

A acessibilidade universal proposta no projeto exige uma conexão fluida entre os blocos, viabilizando uma circulação fácil, segura e abrigada entre as duas edificações; a condicionante “maresia” percorre todos os elementos projetados, sempre havendo a preocupação de especificar e pensar elementos que fossem resilientes a umidade e ao desgaste. E tendo isso como parâmetros, a proposta se coloca com uma renovação inteligente que visa não apenas a solução imediata para as questões problemáticas existentes hoje, mas como um projeto consistente, de fácil manutenção e duradouro. Os quatro elementos não só são relevantes individualmente, mas também se complementam de forma harmoniosa.

Partindo dos conceitos e entrando nas soluções práticas, o projeto visa alterações pontuais internamente nos conjuntos residenciais e mudanças mais expressivas ao longo do lote por conta da acessibilidade e integração.

As alterações internas compreendem a melhoria do lavabo, adição de despensa e construção de mais um dormitório e sala de tv na casa de hóspedes. Para além disso, as demais alterações internas apontadas são para melhorar a circulação dos usuários.

Além das questões espaciais apontadas, a proposta busca o melhor aproveitamento dos quartos, sempre tentando efetivar uma cama de casal e beliche quando possível.

Considerando o fator de clima agressivo por conta do mar, foram utilizados revestimentos monolíticos resistentes à maresia, bem como mobiliários exclusivamente de madeira e alvenaria, evitando manutenção com peças metálicas.

Por fim, as alterações ao longo do lote envolvem o fator acessibilidade e renovação inteligente.

Todo o lote é maravilhosamente bem arborizado, o que de forma prática proporciona frondosas sombras, mas também ocasiona problemas, principalmente à cobertura da casa de hóspedes, além de não permitir a entrada de sol nestes ambientes da casa. A ausência de sol nestes quartos aumenta consideravelmente a umidade dos cômodos, visto que já se trata de um clima úmido naturalmente.

Associando essa questão à necessidade de uma conexão física e coberta entre a casa de hóspedes e a casa social, foi proposto um grande pergolado que permite a entrada de luz natural para a área da casa de hóspedes, melhorando assim a entrada do sol nestes ambientes e a redução da umidade nos quartos. Além disso, a independência entre o telhado dos hóspedes e o pergolado facilita a manutenção individual de cada cobertura.

A soma dessas soluções resulta em um conjunto mais unificado, tanto em estética quanto em técnica. Os blocos social e de dormitórios são unidos não só por uma cobertura, mas também pela escolha de materiais e por uma linguagem estética que arremata ambos, tornando-se unidade.

Dessa forma, são consolidadas de maneira geral para o conjunto arquitetônico soluções para garantir acessibilidade e resistência às condições climáticas locais, com longevidade e facilidade de manutenção.

Ficha técnica

Projeto: Casa de Praia em MaresiasLocalização: Maresias, São PauloAno do projeto: 2024
Programa: ResidencialStatus: Em construçãoÁrea construída: 525m²